Uma grande chuva de meteoros ocorre durante o dia


No dia 4 de junho, o Radar Canadense de Órbita de Meteoros (CMOR) detectou um aumento na atividade de meteoros. "O CMOR conseguiu detectar um pico incrível de meteoros da intrigante chuva de meteoros Arietidas", relatou Peter Brown, da Universidade de Western, Ontario. O ponto rosa desse mapa celeste, mostra como os ecos de radar estão agrupados na constelação de Áries, não muito longe do brilho intenso do Sol.


"A Arietidas (ou Ariétidas) é a quinta chuva de meteoros mais forte do ano detectada pelo CMOR", disse Peter Brown. "Os meteoros resultantes dessa chuva provavelmente estão relacionados a um complexo fluxo de detritos produzidos pelo rompimento de um grande cometa há milênios..." Por outro lado, alguns astrônomos relacionam essa chuva de meteoros a um asteroide chamado Icarus.

Ironicamente, apesar dessa chuva de meteoros ser extremamente intensa, a maioria das pessoas nunca perceberão isso. O motivo? O pico da chuva de meteoros Arietidas acontece em plena luz do dia, e por conta da luz do Sol, os meteoros são ofuscados, e os olhos humanos não conseguem detectá-los. Já os radares destinados a isso, conseguem captar seus brilhos. Mas mesmo assim, durante um curto período do dia, é possível observar seus belos meteoros...

Como observar a chuva de meteoros Arietidas?

Segundo Peter Brown, as pessoas até conseguem observar alguns meteoros da chuva Arietidas um pouco antes do Sol nascer, ao longo da semana que ela ocorre. Esses meteoros não alcançam uma altitude elevada no céu, uma vez que a constelação de Áries (seu radiante) nasce no leste cerca de 45 minutos antes do Sol. Por conta disso, os meteoros Arietideos riscam o céu bem próximos do horizonte, e ganham o apelido de Earthgrazers, em inglês, porém, são muito brilhantes.


Outro fato curioso é que a chuva de meteoros Arietidas tem seu pico (momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser vista) bastante longo. Ao contrário da maioria das grandes chuvas de meteoros, que têm seus picos que duram um ou dois dias, a Arietidas tem um pico que dura 5 dias initerruptos. Ainda segundo Peter Brown, o melhor momento para observar essa curiosa chuva de meteoros é entre os dias 6 e 12 de junho, e claro, ela acontece todos os anos!

Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário